COMO O CORONAVÍRUS PODE AFETAR SEUS OLHOS

Por Reena Mukamal

O coronavírus pode se espalhar pelos olhos, da mesma forma que pela boca ou nariz. Quando alguém com coronavírus tosse, espirra ou fala, as partículas do vírus podem se espalhar da boca ou nariz para o seu rosto. É provável que você respire essas pequenas gotículas pela boca ou nariz. Mas as gotas também podem entrar em seu corpo através dos olhos.

Você também pode se infectar ao tocar nos olhos depois de tocar em algo que contenha o vírus. É possível que o coronavírus cause uma conjuntivite, mas isso é raro. Se você tem olho rosa, não entre em pânico. Basta ligar para o seu oftalmologista para informá-lo e seguir suas instruções de atendimento. Lembre-se de que, seja causado por um vírus ou bactéria, a conjuntivite pode se espalhar se alguém tocar na secreção dos olhos, ou tocar em objetos contaminados pela secreção. Lave e desinfete as mãos com frequência e não compartilhe toalhas, xícaras ou utensílios com outras pessoas.

 

Precauções durante o covid-19

– Se você tiver tosse ou febre, ou tiver estado em contato próximo com alguém que apresente estes sintomas, você deve ligar para o consultório do seu médico com antecedência e informá-lo. Se a sua visita não for uma emergência, talvez você precise ficar em casa.

– Se você chegar doente, seu médico pode pedir que você volte para casa. Se você tiver um problema que não pode esperar para ser atendido, será solicitado que você espere em uma sala especial, longe de outros pacientes. A equipe clínica e seu médico podem usar equipamentos de proteção adicionais, como aventais e luvas.

– Se você precisar tossir ou espirrar durante o exame, afaste-se do microscópio com lâmpada de fenda. Enterre o rosto na curva do braço ou cubra-o com um lenço de papel. Lave as mãos com água e sabão imediatamente.

 

Ligue para seu oftalmologista ou outro médico o mais rápido possível nas seguintes situações:

– Você tem degeneração macular ou retinopatia diabética e recebe injeções regulares nos olhos;

– Você percebe mudanças em sua visão (como manchas borradas, onduladas ou em branco em seu campo de visão);

– Você tem uma lesão no olho, mesmo que pareça pequena;

– Você percebe novos flutuadores ou flashes em sua visão;

– Você de repente perde alguma visão;

– Você tem olhos vermelhos ou dor nos olhos, especialmente se associada a dores de cabeça, náuseas ou vômitos.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia (aao.org/)