COMO PROTEGER SEUS OLHOS NA PANDEMIA

Por Reena Mukamal 

Proteger os olhos – bem como as mãos, nariz e boca – pode retardar a propagação do coronavírus. Aqui estão algumas maneiras de manter seus olhos seguros e saudáveis durante este surto de coronavírus.

“É importante lembrar que, embora haja muita preocupação com o coronavírus, as precauções de bom senso podem reduzir significativamente o risco de infecção. Portanto, lave muito as mãos, siga uma boa higiene das lentes de contato e evite tocar ou esfregar o nariz, a boca e principalmente os olhos”, diz o oftalmologista Sonal Tuli, MD, porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia.

1. Se você usa lentes de contato, considere mudar para os óculos por um tempo.

Não há evidências de que o uso de lentes de contato aumenta o risco de infecção por coronavírus. Mas os usuários de lentes de contato tocam mais os olhos do que a média das pessoas, ressalta Tuli. “Considere usar óculos com mais frequência, especialmente se você tende a tocar muito em seus olhos quando seus contatos estão colocados. Substituir lentes por lentes pode diminuir a irritação e forçá-lo a fazer uma pausa antes de tocar em seus olhos”, ela aconselha. Se você continuar usando lentes de contato, siga estas dicas de higiene.

2. O uso de óculos pode adicionar uma camada de proteção.

Lentes corretivas ou óculos de sol podem proteger seus olhos de gotículas respiratórias infectadas. Mas lembre-se de que eles não fornecem 100% de segurança. O vírus ainda pode atingir seus olhos pelas laterais expostas, parte superior e inferior dos óculos. Se você estiver cuidando de um paciente doente ou pessoa potencialmente exposta, os óculos de segurança podem oferecer uma defesa mais forte.

3. Estocar prescrições de remédios para os olhos, se puder.

Os especialistas aconselham os pacientes a estocar medicamentos essenciais, de modo que você tenha o suficiente para sobreviver se for colocado em quarentena ou se os suprimentos forem limitados durante um surto. Mas isso pode não ser possível para todos. Se o seu convênio permitir que você receba mais de 1 mês de medicamentos essenciais para os olhos, como colírios para glaucoma, você deve fazê-lo. Se possível, assegure medicamentos para 3 meses em tempos de desastres naturais.

4. Evite esfregar os olhos.

Pode ser difícil quebrar esse hábito natural, mas isso diminuirá o risco de infecção. Se você sentir vontade de coçar, esfregar os olhos ou mesmo ajustar os óculos, use um lenço de papel em vez dos dedos. Olhos secos podem causar mais fricção, então considere adicionar gotas hidratantes à sua rotina de olhos. Se você tiver que tocar os olhos por qualquer motivo – mesmo para administrar remédio para os olhos – lave as mãos primeiro com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Em seguida, lave-os novamente após tocar seus olhos.

5. Pratique higiene segura e distanciamento social.

Usar uma máscara. Lave muito as mãos, esfregando-as com sabão por pelo menos 20 segundos. Siga uma boa higiene das lentes de contato. E evite tocar ou esfregar seu nariz, boca e olhos.

Se você tiver alguma dúvida sobre seus olhos ou visão, pergunte ao seu oftalmologista.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia (aao.org/)