COVID-19 E CUIDADOS NAS CONSULTAS

Por Reena Mukamal

Se você precisa visitar o consultório do seu oftalmologista para cuidados de rotina ou para uma necessidade urgente, você pode ficar nervoso em se aventurar durante a pandemia de coronavírus (COVID-19). Mas fique tranquilo, pois as clínicas oftalmológicas seguem diretrizes rígidas de higiene e desinfecção para mantê-lo seguro. Aqui estão algumas mudanças nos exames e procedimentos oculares que você pode encontrar em sua próxima consulta.

Os profissionais de saúde são elegíveis para as vacinas COVID-19 – e a vacinação geral da população é a chave para acabar com a pandemia. Mesmo que você tenha sido vacinado ou tenha se recuperado de uma infecção por coronavírus, é importante usar uma máscara e seguir todas as instruções emitidas pelo consultório do seu médico. Fique tranquilo, pois os oftalmologistas, como todos os profissionais médicos, também estarão mascarados e seguirão as diretrizes rígidas de higiene e desinfecção.

Novos procedimentos para atendimento oftalmológico

Limitar o contato físico próximo é a chave para ajudar a reduzir a disseminação do coronavírus. Sintomas como febre, tosse e falta de ar podem aparecer 2 a 14 dias após a exposição da pessoa. Pessoas com infecções graves podem desenvolver pneumonia e morrer dessa doença pulmonar.

Embora a maioria das clínicas oftalmológicas esteja agendando consultas presenciais, muitas também continuam a oferecer visitas de telemedicina “virtuais” por telefone ou por videoconferências em um computador ou smartphone.

Para consultas presenciais, a equipe tomará várias precauções para proteger sua saúde.

Exames e procedimentos oculares durante a pandemia

– Você deve usar uma máscara em sua consulta. Se você não tiver uma máscara, uma será fornecida para você.

– A menos que seja instruído de outra forma, mantenha sua máscara durante todo o tempo em que estiver na clínica, mesmo se estiver sozinho na sala de exame.

– Em resposta às diretrizes do OMS, muitas clínicas aumentaram o fluxo de ar externo e adicionaram filtros de ar, fazendo com que a temperatura do prédio e o fluxo de ar sejam menos confortáveis ​​do que você está acostumado. Seja paciente com essas alterações temporárias, pois elas têm como objetivo diminuir o risco de propagação do COVID.

– A clínica pode pedir que você espere do lado de fora ou no carro, em vez da sala de espera normal. Isso protege você, os outros pacientes e a equipe do consultório de uma possível exposição ao vírus em áreas de espera lotadas.

– A clínica provavelmente está restringindo o número de pessoas que entram. Se você não precisar que alguém esteja presente para a consulta real, não traga ninguém para dentro do prédio com você.

– Sua temperatura pode ser verificada na entrada do prédio.

– Seu oftalmologista pode usar um protetor de respiração de plástico especial na máquina de lâmpada de fenda que eles usam para olhar em seus olhos. Eles também usam uma máscara e também podem usar luvas, óculos ou proteção de plástico sobre os olhos.

– Seu médico pode pedir que você espere para falar até que seu exame ocular seja concluído. Então, eles podem falar com você e responder a perguntas quando puderem estar a uma distância segura de você.

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia (aao.org/)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/twodedit/domains/2deditora.com.br/public_html/ophthalmos/wp-includes/functions.php on line 5275

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/twodedit/domains/2deditora.com.br/public_html/ophthalmos/wp-includes/functions.php on line 5275